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Campanha Nacional dos Bancários | 24/07/2024
Banrisul assegura renovação do ACT, mas se esquiva diante de outras demandas

Durante a segunda rodada de negociação entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul e a direção do Banco, ocorrida na manhã desta quarta-feira (24/07) na sede da DG, representantes dos trabalhadores trouxeram várias questões relativas à saúde e retomaram temas que ficaram pendentes no primeiro encontro, como o auxílio aos atingidos pela calamidade.

Sobre as metas, que têm afetado diretamente a saúde dos bancários e bancárias, a COE relatou que o Banco segue fazendo alterações antes do término do período estipulado, ainda que tenha ficado acordado, no final de 2023, que isso não aconteceria mais. "A gente cobrou do banco o cumprimento da cláusula que proíbe a alteração das metas no meio do período para o qual foram estabelecidas, porque isso acaba gerando o efeito contrário: ao invés de nortear e incentivar os colegas, acaba gerando estresse e adoecimento", afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e Região, Letícia Raddatz, que participou da mesa.

A COE reivindicou também: 

1. Mais transparência no sistema de transferências e de seleção para funções; 
2. Prorrogação de todos estágios probatórios para funções, com possiblidade de mudança dos avaliadores mediante solicitação do empregado;
3. Pagamento de diferença salarial quando o bancário assume temporariamente funções com remuneração maior; 
4. Que o Banco considere o afastamento de funcionários para cuidarem dos filhos ou de pais idosos doentes; 
5. A criação de um canal de denúncias específico para assédio moral e/ou sexual, conduzido por um profissional capacitado para a função, devido à delicadeza do tema; 
6. Participação dos representantes dos trabalhadores nos programas contra racismo, machismo, homofobia, transfobia e demais formas de discriminação no ambiente de trabalho;
7. Cumprimento das regras das eleições da CIPA;
8. Auxílio-academia.

Além disso, os representantes dos trabalhadores cobraram do banco uma resposta efetiva sobre o auxílio solicitado para aqueles que foram afetados pela calamidade e que informe oficialmente se haverá fechamento de agências devido às enchentes. 

Os negociadores do Banrisul também entregaram à COE um documento com demandas do Banco, que será avaliado internamente pelos integrantes da Comissão.

A próxima reunião acontece dia 31 de julho.

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