Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

PLR Caixa | 24/08/2023
Caixa pagará PLR no dia 20 de setembro

A presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, divulgou um vídeo no dia 17 de agosto informando que a Participação nos Lucros e/ou Resultados será paga às empregadas e empregados da instituição no dia 20 de setembro. No vídeo, Rita agradece o empenho dos funcionários para obtenção dos resultados divulgados naquele mesmo dia, quando a Caixa divulgou o balanço do semestre.

“Antes que vocês me perguntem, a PLR será paga no dia 20 de setembro, porque o acordo coletivo com os sindicatos já foi firmado”, ressaltou a presidenta da Caixa no vídeo.

No próprio dia 17, durante reunião de negociações com o banco, a representação dos empregados solicitou a antecipação do pagamento da PLR.

“É importante este anúncio da antecipação da PLR e também o reconhecimento do empenho dos trabalhadores”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Por isso, enviamos, nesta terça-feira (22), um ofício ao banco, solicitando que a PLR Social a ser paga no dia 20 de setembro seja vinculada, exclusivamente ao desempenho dos empregados nos indicadores sociais”, completou.

O ofício, enviado ao banco pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), diz que “tal medida assumida demonstrará a valorização do corpo funcional e destacará o importante papel social da própria Caixa”.

A conquista da PLR Social paga aos empregados da Caixa é resultado da Campanha Nacional dos Bancários de 2010. É uma forma de valorizar os trabalhadores pelo desempenho relacionado a programas sociais do governo federal, operacionalizados pelo banco público.

Para Sabrina Muniz, diretora da Fetrafi-RS e representante do RS na CEE Caixa, não é aceitável que a PLR social seja vinculada a indicadores econômicos. "É preciso reconhecer e valorizar o esforço das empregadas e dos empregados da Caixa em serem agentes de transformação social e levar programas tão importantes para quem mais precisa. E ainda precisamos avançar no debate sobre como o social está pesando no Conquiste. Hoje temos um um peso muito maior para a campanha de venda de título de capitalização, por exemplo, que não reverte em lucro para a Caixa ou em benefício a população brasileira e para o país", ressaltou.

Confira o vídeo com a fala de Rita na íntegra clicando aqui.

Fonte: Contraf-CUT e Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
Enchentes no RS | 07/05/2024
Bancários reivindicam aos bancos solidariedade e prioridade às pessoas
Calamidade pública do Rio Grande do Sul requer condições especiais para trabalhadores e seus familiares
ENCHENTES NO RS | 07/05/2024
Frente a cenário desolador no RS, movimento sindical reivindica aos bancos solidariedade, orientações claras e prioridade às pessoas
Para dirigentes, foco agora deve ser acolher pessoas e salvar vidas
Caixa Econômica Federal | 07/05/2024
Caixa: Empregados têm direito a adiantamento em casos de calamidade
Caixa: Empregados têm direito a adiantamento em casos de calamidade